Velas Aquecedoras - Como funcionam?
A princípio a vela de incandescência ou velas aquecedoras tal como a conhecemos hoje foi aperfeiçoada em 1946 por Ray Arden, um engenheiro americano. A vela baseia-se num princípio simples…
Em determinadas situações, esse serviço pode ser necessário e surtir bons resultados. O que não existe é limpeza preventiva desses componentes. Não é raro muitas oficinas e até mesmo concessionárias ofereceram o serviço.
É o que explica o consultor técnico do Grupo Fiat-Chrysler Automobiles (FCA), Ricardo Dilser. “A FCA recomenda a verificação dos bicos injetores, para saber se eles estão com o mesmo volume, se o jato está no padrão, etc. Em alguns casos, pode ser recomendável fazer a limpeza sim. Mas a avaliação tem que ser criteriosa. Se o carro está funcionando bem, se não está apresentando perda de potência ou elevação de consumo, não precisa mexer”, esclarece.
A resposta de Dilser coincide com a da Bosch, empresa do ramo de autopeças que produz diversos componentes do sistema de alimentação de combustível, inclusive as válvulas injetoras. “A limpeza do bico injetor poderá ser realizada quando o motor estiver funcionando irregularmente,” explica o chefe do Centro de Treinamento Automotivo, Diego Riquero Tournier, da empresa.
O especialista da Bosch enumera alguns indícios que podem apontar a necessidade do serviço de limpeza dos bicos. “Caso ocorra uma restrição de fluxo de combustível pelos injetores, os sintomas percebidos pelo motorista são: falhas em aceleração, aumento do consumo de combustível, oscilações de rotação, incremento dos níveis de poluição e, em situação extrema, pode acender a lâmpada de diagnóstico no painel do veículo indicando falha no sistema de alimentação de combustível,” adverte.
“O serviço de limpeza de válvula de injeção, uma prática comum no mercado, que é realizada utilizando uma máquina de ultrassom, tem a função de desobstruir os orifícios desses componentes. Em muitos casos, a limpeza possibilita recuperar algumas características funcionais das válvulas. Já em outras situações, em que o procedimento de limpeza não é suficiente para recuperar as condições do injetor, o mesmo deverá ser substituído”, acrescenta Tournier.
Dilser destaca que, geralmente, os problemas que exigem a limpeza dos bicos ocorrem em carros de alta quilometragem, com cerca de 100 mil quilômetros. Nesses casos, o consultor técnico da FCA também aponta a troca dos injetores como alternativa, especialmente em modelos com sistema do tipo indireto, que é o mais comum. “Com a popularização da injeção eletrônica e o início da produção de bicos no Brasil, a substituição não tem mais um preço doloroso”, pondera.
Caso surja alguma dúvida sobre quais serviços de manutenção preventiva devem ser executados no veículo, Dilser recomenda que o proprietário apele para uma medida simples: a consulta ao manual do proprietário. “O livreto traz uma tabela com todos os itens que devem ser verificados ou substituídos a cada quilometragem”, salienta o especialista da FCA.
“Os intervalos de inspeção e revisões nas válvulas de injeção, assim como em outros componentes do sistema, devem seguir as orientações do manual do fabricante do veículo,” afirma também Tournier, da Bosch.
A princípio a vela de incandescência ou velas aquecedoras tal como a conhecemos hoje foi aperfeiçoada em 1946 por Ray Arden, um engenheiro americano. A vela baseia-se num princípio simples…
Para quem vai pegar a estrada uma das prioridades na revisão do carro é o óleo. Componente fundamental para o bom funcionamento do motor, o lubrificante, porém, é cercado de…
Pneu furado é uma preocupação constante para você? Confira algumas dicas de como evitar essa situação com o seu carro: Calibragem dos pneus Mantenha seus pneus sempre calibrados. Os pneus…